Projeto Niilismo

Description

O projeto interdisciplinar da 4ª fase, do curso de Design de moda da UDESC, em 2009, demandou a criação de uma vídeo-instalação, inspirada em um dos temas sorteados em sala. O tema que o nosso grupo recebeu foi Niilismo ou Hedonismo. Escolhemos trabalhar com o Niilismo, procurando sair do óbvio, na tentativa de articular arte, moda e filosofia, fazendo algo com que as pessoas pudessem interagir. Para isso, decidimos fazer uma túnica de pano americano, onde as pessoas pudessem nela escrever ou desenhar com canetas para tecidos, de olhos vendados ou não, o que lhes viesse à cabeça sobre o tema.
Nesse projeto, a falta de sentido na vida, propalada por niilistas, pode ser questionada e recebeu novos sentidos, à medida que cada pessoa interagiu com a peça de vestuário. O projeto resultou em um editorial de moda.
Release:

As relações vazias; o tempo que passa rápido; um mundo complexo e menos inspirador; a falta de sentido na vida. Você começa a perder a visão, logo se isola do mundo e esquece a realidade. Em suas mãos, há uma nova forma de dar sentido às coisas. À sua frente, está um tecido prestes a ser preenchido com suas palavras, desenhos e sentimentos. Se vestido por seu corpo, ele lhe dará a oportunidade de se expressar, de colocar seu verdadeiro mundo nos olhos dos outros, sem a ameaça da total perda de sentido que começa a lhe oprimir.

Execução: Bárbara Perito e Raquel Bloomfield
Produção: Raquel Bloomfield
Fotos: Tânia Bloomfield e Maria Vitória Marin

www.flickr.com/niilismo